segunda-feira, 31 de maio de 2010

PARCIALMENTE NUBLADO !!

A VERDADEIRA EVOLUÇÃO DO HOMEM!!!

A HUMANIDADE !!

UMA LIÇÃO DE FILOSOFIA

Um professor de filosofia parou na frente da classe e sem dizer uma palavra, pegou um vidro de maionese vazio e encheu-o com pedras de uns 2 cm de diâmetro.

Então perguntou aos alunos se o vidro estava cheio.

Eles concordaram que estava. Então o professor pegou uma caixa com pedregulhos bem pequenos e o jogou dentro do vidro agitando-o levemente.

Os pedregulhos rolaram para os espaços entre as pedras.

Ele então perguntou novamente se o vidro estava cheio.

Os alunos concordaram: agora sim, estava cheio.

Então o professor pegou uma caixa com areia e despejou-a dentro do vidro preenchendo o restante.

- Agora, disse o Professor, - eu quero que vocês entendam que isto simboliza a sua vida:

As pedras são as coisas importantes: sua família, seus amigos, sua saúde, seus filhos, coisas que preenchem a sua vida.

Os pedregulhos são as outras coisas que importam, como o seu emprego, sua casa, seu carro.

A areia representa o resto. As coisas pequenas.

Se vocês colocarem a areia primeiro no vidro, não haverá mais espaço para os pedregulhos e as pedras.

O mesmo vale para a sua vida.

Cuidem das pedras primeiro. Das coisas que realmente importam.

Estabeleçam suas prioridades. O resto é só areia!

Mas então, um aluno pegou o vidro que todos concordaram que estava cheio, e derramou um copo de cerveja dentro.

Claro, a areia ficou ensopada com a cerveja preenchendo todos os espaços restantes dentro do vidro, fazendo com que ele desta ficasse realmente cheio.


MORAL DA ESTÓRIA:

NÃO IMPORTA O QUANTO SUA VIDA ESTEJA CHEIA, SEMPRE SOBRA ESPAÇO PARA UMA CERVEJINHA!

Curso de Formação e Aperfeiçoamento:
“Articulando Teoria Pesquisa e Prática: Filosofia e Sociologia - Fabrício Proença- PCOP de Filosofia e Sociologia
Email: fa.che@hotmail.com.br
filofabricio@gmail.com
Tel: 32759670

O QUE É UM SER POLITIZADO

Ser politizado é entender como funcionam as relações de poder em cada sociedade e no mundo em geral. É compreender que, por trás das relações de troca no mercado existem relações de exploração. Que, por trás das relações de voto, existem relações de dominação. Que, por trás das relações de informação, há um processo de alienação.
Ser politizado, no mundo de hoje, significa compreendê-lo no marco das relações capitalistas de acumulação e exploração. Representa entender o mundo no marco da hegemonia imperial estadunidense, baseada na força militar e na propaganda do modo de vida estadunidense.
Ser politizado é compreender que tudo o que existe foi produzido historicamente, pelas relações entre os homens e o meio em que vivem. Ou melhor, entre os homens, intermediados pelo meio em que vivem. E que, portanto, tudo o que foi construído pelos homens pode ser desconstruído e reconstruído. Que é histórico. Que a própria separação entre sujeito e objeto - que nos aprece como “dada” – é produzida e reproduzida cotidianamente mediante relações econômico-sociais alienadas.
Ser politizado é saber subordinar as contradições menores às estratégias, saber que as contradições com o capitalismo são sempre também contra o imperialismo, pela fase histórica atual do capitalismo.

E o que é ser despolitizado?

Já ser despolitizado é achar que as coisas são como são porque são como são sempre foram assim e sempre serão. É considerar que as pessoas sempre buscam tirar vantagens que não têm grandeza para lutar desinteressa mente por um mundo melhor. Que o que diferencia as pessoas é a ambição de melhorar na vida, que a grande maioria não tem jeito mesmo.
Entre o ser politizado e o despolitizado está a alienação, a falta de consciência da relação entre nós e o mundo. Alienar é entregar o que é nosso para o outro – como diz a definição jurídica em relação a bens.
Ser alienado é não perceber a presença do sujeito no objetivo e vice-versa, sua vinculação indissolúvel.
A luta pela emancipação humana é uma luta contra toda forma de exploração, de dominação, de discriminação, mas antes de tudo e, sobretudo, uma luta contra a alienação – condição de todas as outras lutas.

(Emir Sader Sociólogo e Cientista Político)

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O Educador do Século XXI





Quem é o educador do século XXI? Pensando em responder esta pergunta, o Estadão desenvolveu o infográfico acima, apresentando o perfil esperado e destacando a necessidade do professor estar "antenado" com tudo o que acontece ao seu redor.

O principal destaque é para o uso das tecnologias e, em especial, a vinculação dos educadores as redes sociais que existem na web. Isto significa, na prática, participar e ter perfis em sites como o (Face book ou o Orkut), possuir e alimentar regularmente um ou mais blogs, compartilhar imagens e vídeos (através do Youtube ), criar bases na web (nas nuvens) através das quais possa ter sempre por perto seus arquivos (provas, documentos, relatórios...), ter acesso regular a comunicadores instantâneos como o MSN ou o Skype, entrar na onda dos microblogs como o Twitter...

Destaca o Estadão ainda a necessidade de saber usar as tecnologias para melhorar a aprendizagem... E esta é, certamente, uma pedra no sapato dos professores, que diante da avassaladora entrada de novas tecnologias em seu cenário, mal consegue dominar uma ferramenta e já está sendo instada a usar outra... É preciso formação, uso regular, contato com especialistas, monitoria e até mesmo assessoria especial para as escolas para que isto aconteça...

Não basta apenas saber o que é e como se utiliza Twitter, blogs, MSN, Flickr, YouTube e outros recursos realmente interessantes e enriquecedores surgidos na web... Ter foco pedagógico é bastante complicado e ainda desconhecido da esmagadora maioria dos professores, mesmo daqueles que já usam com mais regularidade a tecnologia...

Salta aos olhos ainda a observação feita pelo Estadão quanto a necessidade do professor se tornar parceiro do aluno e manter sua autoridade sem ser autoritário...

O conceito de "parceiro" tem que ficar claro para ambas as partes, tanto para professores quanto para alunos para que isto possa ocorrer. O aluno entende "parceiro" como colega ou amigo próximo. O professor pretende que seja compreendido como aquele que trabalha conjuntamente e cria laços e relações amigáveis, mas com as devidas limitações relacionadas ao fato de que estão reunidos com objetivos e trabalhos a serem realizados...

Quanto a autoridade e autoritarismo... Encontrar o ponto de equilíbrio e harmonia na relação professor-aluno é mais complicado do que parece, mas certamente o elemento-chave para que isto se efetive é o diálogo...
(João Luiz Almeida Machado)


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Maio / 2010

LEITURA NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA

“A escola pública é um caminho fundamental na construção da cidadania e a filosofia tem um papel central dentro dela. O respeito aos direitos humanos, o combate ao racismo, a diminuição das disparidades sociais e tantos outros objetivos podem e devem passar pela ação do professor de Filosofia nas escolas.” Prof. Dr. José Alves F. Neto, in Projeto Filosofia e Vida (vol.v)

Apresentamos uma proposta de trabalho em Filosofia, princípios e exemplificações. Mas o Professor é livre para recriá-las, pois nada substitui a ação do educador em sala de aula, sua atenção com a turma, seu olhar atento às especificidades
do grupo com o qual atua. O trabalho aqui indicado foi imaginado como uma espécie de argila com a qual o profissional irá trabalhar acrescentando massa e construindo novas formas.

Para aprender a filosofar é necessário conviver com a leitura da realidade, ou seja, os homens exercem sua capacidade de pensar indagando sobre o mundo que o cerca. Para a leitura filosófica a habilidade mais exigida é a leitura do texto escrito.

O ato de ler um texto:

• Informar-se sobre a obra e seu autor – quanto mais conhecermos o universo do texto, maiores serão as chances de reflexão sobre ele.
• Ler de forma atenta e seletiva para poder identificar os aspectos centrais e os acessórios do texto. A explicação do texto está nele mesmo
• Destacar aspectos facilitadores do texto: identificar o tema ( assunto a que se refere) ; reconhecer a tese ( o que o autor afirma sobre o tema) ; identificar os problemas ( que existem no texto e quais as questões que o autor levanta para validar a sua tese) ; reconhecer os argumentos que o autor defende ou que está colocando em discussão.
• A compreensão do texto não vem de forma uniforme e regular, daí a necessidade submeter o texto a questionamento. Muitas vezes as respostas surgem em momentos posteriores.
• A conclusão deve responder as questões colocadas na introdução, mas a discussão não se esgota. Uma conclusão não é uma palavra definitiva, pois isto contraria o espírito de indagação da Filosofia, mas é um balanço dos resultados daquele texto.


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Maio / 2010

MITO DA CAVERNA

Extraído de "A República" de Platão

Imaginemos uma caverna subterrânea onde, desde a infância, geração após geração, seres humanos estão aprisionados. Suas pernas e seus pescoços estão algemados de tal modo que são forçados a permanecer sempre no mesmo lugar e a olhar apenas a frente, não podendo girar a cabaça nem para trás nem para os lados. A entrada da caverna permite que alguma luz exterior ali penetre, de modo que se possa, na semi-obscuridade, enxergar o que se passa no interior.
A luz que ali entra provém de uma imensa a alta fogueira externa. Entre ele e os prisioneiros - no exterior, portanto - há um caminho ascendente ao longo do qual foi erguida uma mureta, como se fosse a parte fronteira de um palco de marionetes. Ao longo dessa mureta-palco, homens transportam estatuetas de todo tipo, com figuras de seres humanos, animais e todas as coisas.
Por causa da luz da fogueira e da posição ocupada por ela os prisioneiros enxergam na parede no fundo da caverna as sombras das estatuetas transportadas, mas sem poderem ver as próprias estatuetas, nem os homens que as transportam.
Como jamais viram outra coisa, os prisioneiros imaginavam que as sombras vistas são as próprias coisas. Ou seja, não podem saber que são sombras, nem podem saber que são imagens (estatuetas de coisas), nem que há outros seres humanos reais fora da caverna. Também não podem saber que enxergam porque há a fogueira e a luz no exterior e imaginam que toda a luminosidade possível é a que reina na caverna.
Que aconteceria, indaga Platão, se alguém libertasse os prisioneiros? Que faria um prisioneiro libertado? Em primeiro lugar, olharia toda a caverna, veria os outros seres humanos, a mureta, as estatuetas e a fogueira. Embora dolorido pelos anos de imobilidade, começaria a caminhar, dirigindo-se à entrada da caverna e, deparando com o caminho ascendente, nele adentraria.
Num primeiro momento ficaria completamente cego, pois a fogueira na verdade é a luz do sol e ele ficaria inteiramente ofuscado por ela. Depois, acostumando-se com a claridade, veria os homens que transportam as estatuetas e, prosseguindo no caminho, enxergaria as próprias coisas, descobrindo que, durante toda a sua vida, não vira senão sombra de imagens (as sombras das estatuetas projetadas no fundo da caverna) e que somente agora está contemplando a própria realidade.
Libertado e conhecedor do mundo, o prisioneiro regressaria à caverna, ficaria desnorteado pela escuridão, contaria aos outros o que viu e tentaria libertá-los.
Que lhe aconteceria nesse retorno? Os demais prisioneiros zombariam dele, não acreditariam em suas palavras e, se não conseguissem silenciá-lo com suas caçoadas, tentariam fazê-lo espancando-o e, se mesmo assim, ele teimasse em afirmar o que viu e os convidasse a sair da caverna, certamente acabariam por matá-lo. Mas, quem sabe alguns poderiam ouvi-lo e, contra a vontade dos demais, também decidissem sair da caverna rumo à realidade.

Por que os prisioneiros zombam, espancam e matam o filósofo (Platão está se referindo à condenação de Sócrates à morte pela assembléia ateniense)

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O que é a caverna?
É o mundo em que vivemos.
O que são as sombras que vemos?
As coisas materiais que percebemos pelos cinco sentidos.
Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna?
O filósofo, homem que busca o conhecimento.
O que é a luz exterior do sol?
A luz da verdade.
O que é o mundo exterior?
O mundo das ideias verdadeiras e perfeitas, ou verdadeira realidade para Platão.
Qual o instrumento que liberta o homem?
A Filosofia, A prática da dialética,conhecer-se sabedoria.
Nem todos os homens estão prontos para sair da caverna.
Alguns jamais estarão.
Você está pronto?

VIVA A IGNORÂNCIA

Minha amiga vamos deixar de hipocrisia, vamos louvar a ignorância.
É só por uns dois minutinhos, o tempo de ler este texto. Porque é a ignorância que nos sustenta e não a inteligência, a delicadeza e toda a nossa lista de bons sentimentos. Quando foi que você atravessou a rua e deu de cara com uma passeata pedindo mais escolas? Não, a gente vai pra rua pedir segurança e bota grade e cerca elétrica na porta de casa. E qual é o lugar mais superlotado do país? Os motéis? Não, as cadeias! Amor? Amor é muito bom pra vender cerveja, roupa e automóvel. Mas no dia-a-dia, meu amor, a gente vai mesmo é de ódio.
No trabalho, por exemplo; o chefão pisa no chefe que esmurra o chefinho que morde o assessor que soca o assistente que cospe na secretária que belisca o Office-boy que vai pra casa e dá um bico no cachorro.
Ou, se ele for um sujeito de sorte, pisa na mulher que esmurra o filho que morde.
Sinto muito, minha amiga, mas é a ignorância que move o mundo. O que mais se vende neste planeta? Flores? Poemas? Bombons de Amor? Não, é arma mesmo. E você já viu fábrica de arma fazendo liquidação de verão?
Não precisa, porque desde que o mundo é mundo eu faço arco e flecha, tu constróis a catapulta, ele cria o revólver, nós inventamos o tanque, vós idealizais o bombardeio aéreo, eles concebem a bomba atômica.
Por isso, minha amiga, vamos levantar um brinde à violência, pedir duas salvas de palmas ao preconceito e dar três hip - hurras à escravidão que continua espalhada pelos quatro cantos da terra. São os frutos da nossa ignorância, que seguimos plantando com o suor do rosto alheio.
Pronto! Agora podemos esquecer isso tudo e voltar a ser gente boa e cristã, que tem fé no ser humano e nunca vai ensinar pro filho que ele tem que ser melhor do que todo o mundo e que não basta descobrir a pólvora, tem que atirar primeiro.
Nós? Nunca!

(Cesar Cardoso é um escritor pacífico, mas às vezes se sente meio atlântico)
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segunda-feira, 24 de maio de 2010

Curso Filosofia e Sociologia


Professores de Filosofia e Sociologia da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Você concorda com o aumento de salário de acordo com a avaliação do conhecimento do professor

Fique por dentro!!!

Para saber mais sobre nossos políticos é só acessar!! http://noticias.uol.com.br/politica/politicos-brasil/

Acessem!!!

Para saber mais sobre o presidente Lula é só acessar!!! http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

Votando pela "Primeira vez"

Você que está votando pela primeira vez, deve visitar seguinte site para conhecer um pouco mai sobre o partido e o candidato para qual deseja confiar seu voto aí vai o link: http://www.tre-sp.gov.br/

O "Tribunal Superior Eleitoral"

Divulgou a lista dos responsáveis por contas irregulares, vale a pena conferir, mesmo porque tem candidatos da região com contas irregular e os mesmos serão candidatos na próxima eleição aí vai o link do "TSE": http://www4.tcu.gov.br/contasirregulares/ContasIrregulares.pdf

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Atividade com o espelho na E.E. Nestor Fogaça, "momento de reflexão"...

Atividade com o espelho na E.E. Nestor Fogaça, "momento de reflexão"...




Alunos da E.E. Nestor Fogaça no Teatro Sesi (Itapê).

Alunos da E.E. Nestor Fogaça no Teatro  Sesi (Itapê).







Prédio da E.E. Maria F. Arrivabene.

Prédio da E.E. Maria F. Arrivabene.



Alunos elaboraram sugestões para diminuir O AQUECIMENTO GLOBAL.

Alunos elaboraram sugestões para diminuir O AQUECIMENTO GLOBAL.












Os alunos da E.E. Maria Elisa observaram o cotidiano e registraram algumas imagens.Confira!!

Os alunos da E.E. Maria Elisa observaram o cotidiano e registraram algumas imagens.Confira!!



























ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!!

Alunos interessados em concursos públicos acessar o link:http://www.vunesp.com.br/

Sugestões para diminuir o aquecimento global.

Sugestões para  diminuir o aquecimento global.

Sugestões para diminuir o aquecimento global.

Sugestões para  diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºB,E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºB,E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºC, E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºC, E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.
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E.E. NESTOR FOGAÇA

E.E. NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

ATENÇÃO ATENÇÃO ALUNOS DE SAMY CITY....DICAS DE LIVROS...

Para quem está a fim de viajar pelo maravilho mundo da leitura:
Marcelo Rubens Paiva, leiam Feliz Ano Velho,Blcaute.

Atenção Atenção Galera de Samy City....Teatro em Itapê...

Peça:As Olívias Palitam.... Dia 12e13/04 no Sesi. O espetáculo apresenta os mais inusitados esquetes cômicos ,utilizando um humor rápido e inteligente e abusado da improvisação .Não existem personagens definidos;as atrizes são todas denominadas Olívias e são sempre elas que estão na situação .O show conta com cenas como a de um grupo de amigas que estudam as regras do futebol e a de um workshop que ensina os homens a se comportarem no fatídico " dia seguinte".Há ,ainda paródias de hits da década de 80 que se tornaram uma marca do grupo ,como a música Longilíneas Demais .Entre os pontos altos do espetáculo ,estão os momentos de bate -papo entre as atrizes ,com temas sugeridos pela platéia ,no quadro que dá nome ao show: As Olívia Palitam

Entrevista...

Entrevista...
Minhas Alunas...

A Arte Vive!!

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Meus alunos...

A Arte Vive!!!

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Meus alunos..

A Arte vive...

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Meus Alunos

A Arte vive.....

A Arte vive.....
Meus Alunos

Meus alunos.....

Meus alunos.....
A Arte vive...